Secretaria de Saúde do estado irá apresentar a Situação da dengue na Bahia na 303 Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde dia 29/02
Diante do aumento de casos de dengue na Bahia e sempre atento às necessidades de saúde da população o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) vai realizar nesta quinta-feira (29), sua 303ª Reunião Ordinária, no auditório Lucia Alencar- Sesab, e contará com a apresentação feita pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde sobre “Situação da Dengue na Bahia”, bem como o plano de contingência e todo o panorama atual.
Durante a reunião, o CES-BA também lançará a campanha de combate e prevenção à Dengue com a mensagem: “Criar mosquito da dengue em casa é barril”.
A campanha tem como objetivo reforçar as informações de prevenção e cuidado contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, visto que de acordo com o Ministério da Saúde em média 80% do foco estão nas residências. Além de alertar a população sobre como identificar os principais sinais e sintomas da dengue, bem como orientar e incentivar a buscar pelo serviço de saúde, para acelerar o diagnóstico.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos, é papel do conselho estabelecer ações de informação, educação popular e comunicação em saúde.
“Sabemos que essa doença mata, por isso mais do que nunca é papel do conselho participar ativamente nas ações de alertar e disseminar informações para a população para os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, de forma que os cidadãos cuidem de seu quintal, eliminem os criadouros do inseto, e assim também ajudem a salvar vidas”, afirma Marcos.
A campanha contempla:
1. Criação de material ilustrativo que indicam práticas que podem ser realizadas pela população, de forma individualizada, e terá impacto positivo no coletivo, através da redução de foco do mosquito;
2. Fomento na busca ativa de gestantes no território pelos ACS, já que apenas as gestantes cadastradas na atenção básica têm direito ao repelente;
3. Incentivo do uso do teste rápido da dengue na atenção primária à saúde, com vistas a diagnóstico precoce e identificação de possíveis territórios com focos do mosquito para ações de controle imediato.
4. Realização de salas de espera com materiais ilustrativos sobre a prevenção à dengue e demais arboviroses, através da parceria entre os Conselhos municipais, ACS e ACE.
5. Reforçar as ações contra a dengue nas escolas, incluindo na discussão da ação de saúde ambiental do PSE.
6. Realizar reunião de alinhamento com os conselhos de saúde dos municípios com epidemia, risco ou alerta para os casos de dengue, visando discutir o cenário dos municípios e possíveis ações previstas por cada conselho, além de fomentar o apoio dos conselhos as ações das secretarias de saúde para o combate à dengue.
7. Incentivo a população a vacinação
Dados sobre a Dengue na Bahia:
De acordo com a Sesab, a Bahia enfrenta um aumento de casos de dengue, com um salto significativo para 16.771 casos prováveis até o dia 24 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de quase 100% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 8.408 casos.
Atualmente 129 municípios se encontram em Epidemia, Alto Risco, Alerta e Casos Graves:
EPIMEMIA: Adustina, America Dourada, Anagé, Araci, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Botuporã, Brejões, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Campo Formoso, Canarana, Carinhanha, Conceição do Almeida, Condeúba, Coribe, Encruzilhada, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibipitanga Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itambé, Itapetinga, Jacaraci, Lajedão, Licínio de Almeida, Macaúbas, Maetinga, Manoel Vitorino, Maracás, Matina, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mulungu do Morro, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Piatã, Pindaí, Piripá, Piritinga, Planalto, Quixabeia, Rodelas, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Serrinha, Tanque Novo, Tapiramutá, Uruçuca, Vitória da Conquista.
ALTO RISCO: Abaré, Aracatu, Botuporã, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caraíbas, Caturama, Chorrochó, Conde, Feira da Mata, Guanambi, Ipiaú, Itaberaba, Itagibá, Iuiú, Jaboranndi, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Macururé, Nova Viçosa, Presidente Jânio Quadros, Rafael Jambeiro, Riacho do Santana, Ubatã, Várzea da Roça e Wanderley.
ALERTA: Barra do Rocha, Barro Preti, Barroca, Brejolândia, Codeiros, Correntina, Ibirapuã, Itamurujipe, Itapebi, Itiruçu, Jucuruçu, Jussari, Lençois, Luís Eduardo Magalhães, Maiquinique, Mídi, Mucuri, Paramirim, Rio de Contas e Sebastião Laranjeiras.
CASOS GRAVES: Camaçari, Catu, Cocos, Entre Rios, Esplanada, Ipirá, Itamaraju, Juazeiro, Malhada de Pedras, Muritiba, Porto Seguro, Rio do Antônio, Salvador, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Valença.