Cafés especiais: mercado em ascensão no Brasil | Artigo

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Por Regiane Muller, barista e empresária

O Brasil é o maior produtor e um dos maiores exportadores de café commodity do mundo, com 50,92 milhões de sacas do grão/ Mas outro segmento dentro da área que rapidamente cresce é o de cafés especiais. Estima-se que cerca de 5% a 10% de todo o consumo brasileiro já seja de cafés especiais. “Hoje em dia é comum encontrá-los em cafeterias, restaurantes, hotéis, na internet e em diversos supermercados. E é o preferido também em eventos corporativos. O café especial é o destaque em eventos empresariais no Brasil. A bancada é disputada.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O rápido crescimento do mercado interno de cafés especiais é resultado da descoberta de diferentes sabores e experiências.

A tendência é que continue aumentando, com o engajamento dos produtores e mais conhecimento e valorização do produto por parte dos clientes. A pesquisa O Futuro do Food Service, aponta que 90% dos respondentes consomem café fora de casa, sendo que 55% fazem isso três ou mais vezes por semana – desses, 28% consomem a bebida na rua mais de cinco vezes por semana.

A expansão do mercado de cafés especiais tem contribuído para o surgimento de novas oportunidades para o segmento, inclusive com novos postos de trabalho. É crescente o número de pessoas que buscam qualificação para conquistar uma vaga no setor.

Há também um crescimento das lojas virtuais e clubes de assinaturas, dadas as muitas facilidades que oferecem ao cliente, como a praticidade de comprar uma vez e receber em casa diferentes produtos conforme a periodicidade estabelecida.

(Fonte: RCM R\Macuco Comunicação / Foto: Divulgação)

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